Estrelinhas do mouse.

sábado, 16 de junho de 2012

Bonecas cheirosas!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

* algodão cru

** tricoline estampado

** fibra de poliéster

** manta acrílica

** cola quente

** blush

** tinta látex PVA preta e branca

** caneta mícron 0.05 preta

** lã ref. 014-MA

** um botão pequeno colorido

** linha de bordar colorida

** um sabonete

** corda de sisal


* PASSO A PASSO:

Imprima o molde num papel A4.O molde está em PDF, portanto é necessário utilizar um programa específico para abrí-lo (ex.: Adobe Reader).

Com uma faca ou tesoura corte uma lateral menor do sabonete, deixando esta lateral reta para que ele pare em pé sozinho.

Reserve para colocar dentro do corpinho. A parte menor que foi cortada pode ser descartada.

Para o corpo, pique e rasgue um pedaço de 16cm de altura x 30cm de largura de tricoline e costure à máquina no sentido da altura. Vire para o direito. Faça uma bainha numa lateral aberta e franza. Feche o franzido.

Coloque *bastante* cola quente na parte reta (cortada) do sabonete e cole na parte franzida do corpo, por dentro. Para fazer volume, encha o corpinho com fibra, em volta do sabonete. Faça uma bainha na lateral aberta (superior) e franza. Feche.

Para as mangas, pique e rasgue dois pedaços de 7cm de altura x 8cm de largura do mesmo tricoline e costure à máquina, individualmente, no sentido da altura. Vire para o direito. Faça uma bainha de 1,5cm em cada punho e franza (mas não feche). Reserve.

Risque as mãos no algodão cru dobrado e costure à máquina. Corte deixando uma margem e vire para o direito. Encha com fibra e cole a abertura. Introduza as mãozinhas no franzido das mangas e feche.

Cole cada manga numa lateral superiro do corpinho. Cuide para deixar a costura do corpo centralizada na parte de trás.

Risque o rosto no algodão cru dobrado e costure à máquina. Corte deixando uma margem e vire para o direito. Encha com fibra e cole a abertura.

Passe blush na região das bochechas. Faça pontinhos de luz com PVA branco. Desenhe as sardinhas com caneta mícron.

Pinte os olhos com PVA preto. Faça pontinhos de luz com PVA branco. Desenhe os cílios, as sobrancelhas e a boca com caneta mícron.Risque e corte o nariz no alagodão cru e franza. Encha com um pouquinho de fibra antes de fechar o franzido. Cole o nariz no centro do rosto.Enrole 20 voltas de lã nos seus quatro dedos da mão e amarre ao meio. Corte as pontas e cole no centro superior da cabeça. Apare uns fios em tamanho menor para fazer a franja. Enfeite com um lacinho de tricoline.

Corte um pedaço de 14,5cm de corda de sisal e cole as pontinhas para formar um círculo. Cole por trás da cabeça.

Para o avental, pique e rasgue um pedaço de 7cm de altura x 15cm de largura de algodaõ cru e pesponte uma lateral maior com linha de bordar. franza a outra lateral maior e cole na altura da cintura. Enfeite com retalhinhos de tricoline estampado.

Corte dois pedaços de 15cm x 8cm e coloque manta acrílica entre eles. Alfinete para fixar os tecidos juntos. Risque a asa e corte com tesora de picotar. Pesponte toda a lateral com linha de bordar e cole por trás do corpinho.


Dicas de montagem:
CONSELHOS PARA CONFECCIONAR LINDAS BONEQUINHAS DE PANO:
Trabalhe sempre com o tecido depois de lavado em sabão neutro. Deixe-o de molho até que saia toda a goma e lave.
*Nunca deixe de molho tecidos de cores claras e escuras no mesmo recipiente. Geralmente eles desbotam e podem manchar uns aos outros.
*Para quem não tem muita prática na confecção de bonequinhas e bichinhos de pano, uma dica é trabalhar com o tamanho natural das peças.
*Geralmente a ordem é: riscar o molde no tecido, costurar à máquina e somente depois cortar (deixando 0,5cm de margem).
*Onde há curvas dê um pique com a tesoura, ainda no avesso.
*Você não deve fazer o enchimento com "tufinhos" de fibra. Isto deixa a peça empelotada.
*Para fechar as aberturas do corpinho das bonecas e pregar cada parte no seu respectivo lugar use linha de pipa... é mais resistente!
*Combine os tecidos antes de cortá-los. Nunca utilize só xadrez, ou só estampa floral, ou só tecido liso. Faça uma bela combinação entre eles!
*Experimente tingir os tecidos no chá preto, chá verde, café, água de pinhão, água de beterraba, etc. Para conhecer as técnicas de Tingimento Natural e Pano Assado na Confecção de Bonecas adquira nossa apostila.
*Antes de utilizar uma caneta permanente para pintar o rostinho teste-a num outro tecido qualquer. E prefira sempre as mais fininhas (0,05 ou 0,1). Existem muitas marcas que mancham o tecido e acabam estragando a peça. Dê preferência para as importadas.
*Se você já tem prática, use tinta PVA látex ao invés da caneta permanente. O trabalho fica muito mais bonito!
*Pinte as bochechas com blush e um pincel de cerdas duras. Para isso faça movimentos em cruz nos cantos do rostinho... nunca em círculo.
*Para finalizar... o acabamento é o conjunto de detalhes bem feitos. Portanto, cada pedacinho deve ser produzido com muito carinho.*

Pap de: www.ideiaseretalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se todos a vontade para tecerem qualquer comentário.

twitter facebook orkut

Seja otimista. Se parece haver uma nuvem negra sobre a sua vida, olhe pelo lado bom, pode ser sinal de que vai chover na sua horta.