Estrelinhas do mouse.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Como fazer um descanso de panela em nine-patch.





Descanso de panela costurado com o nine-patch patchwork
Um dos esquemas básicos do patchwork é o Nine-patch patchwork que é baseado num conjunto de nove quadrados formando um quadrado maior, sempre alternando as cores e estampas. A partir da montagem mais simples do nine-patch pode-se criar muitas variações. É só pegar o jeitinho e ir aumentando o grau de dificuldade. Hoje iniciamos com um descanso de panela bem fácil mas que fica lindo com a escolha de estampas em composée.

Como fazer o nine-patch


Escolha tecidos para o seu composée de nine-patchEscolha os tecidos em estampas claras e escuras e uma lisa. O tecido deve ser 100% algodão. A alternância entre tons claros e escuros valorizam o nine-patch.
Corte 9 quadrados de 7,5×7,5cm sendo 5 na estampa escura e 4 na estampa clara, para montar o esquema conforme está ao lado.
Corte os quadrados do nine-patch
Costure os quadrados em linhaCosture 3 quadrados em linha intercalando claro com escuro conforme ao lado para obter 3 tiras. A costura deve ter 0,5cm da borda do tecido.
Costure as tiras para formar um grande quadrado. A costura deve ser feita a 0,5cm da borda do tecido.Costure as tiras para formar um quadrado
Costure as tiras laterais em cores lisasCorte dois retângulos de cor lisa com 7,5×20 cm e costure um em cada lateral.
Corte dois retângulos do tecido liso com 7,5x32cm e costure na parte superior e na inferior para fechar um quadrado com o nine-patch.Costure as tiras de tecido lisa de cima e de baixo
Junte seu nine-patch com a manta acrílicaJunte seu bloco de patch com a manta acrílica de 32x32cm. Alinhe bem, alfinete e costure em torno dos quadrados estampados com um ponto decorativo para fazer o quilt.
Corte uma tira de tecido claro para a alça com 7,5x15cm, dobre e costure no centro de ponta a ponta. Essa tira será para fazer uma alça.Corte uma tira de tecido para a alça
Posicione a alça numa das pontas do bloco de patchPosicione a alça numa das pontas do bloco de patch e costure conforme a imagem.
Corte um quadrado do tecido claro com 32x32cm e alinhe com o bloco de patch lado direito com direito. Alfinete todo o redor para firmar o sanduíche de camadas.Corte um quadrado do tecido claro e alinhe com o bloco de patch
Arredonde as pontas marcando com um moldeArredonde as pontas marcando com um molde que você tiver à mão.
Recorte as bordas com a tesoura.Recorte as bordas com a tesoura
Costure todo o contorno e deixe uma aberturaCosture em todo o contorno e deixe uma abertura para desvirar a costura. Desvire e com a ajuda de um palito ou um instrumento apropriado, acerte as pontas para fora.
Feche a abertura com ponto invisível costurado à mão.Feche a abertura com ponto invisível
Pegue um botão para fazer o acabamento da alçaPregue um botão para fazer o acabamento da alça.

As ferramentas que usei para auxiliar na montagem do nine-patch foram uma régua para patch, um cortador circular e uma placa emborrachada.
A dica é montar kits com 3 peças e agregar aos seus produtos de venda. Presentear com um jogo de descansos de panela feitos por você também fará um enorme sucesso.
Esse é o nosso primeiro passo a passo sobre técnicas de patchwork, espero que vocês se animem e continuem nos acompanhando nas próximas aulas. Reservo dicas especiais para vocês.


De Priscila Mendes, colunista sobre Patchwork.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se todos a vontade para tecerem qualquer comentário.

twitter facebook orkut

Seja otimista. Se parece haver uma nuvem negra sobre a sua vida, olhe pelo lado bom, pode ser sinal de que vai chover na sua horta.