Estrelinhas do mouse.

domingo, 12 de agosto de 2012

LUMINÁRIA DE GARRAFA PET.




Luminária pet pronta e em uso, super estilo para decorar
Reciclagem ainda é melhor quando com ela criamos objetos úteis, concordam? Quem não gosta de poupar seu din-din? A luminária de hoje é feita toda em garrafas pet, é super estilosa, e ainda ajuda a decorar com baixíssimo custo. Aprenda a fazer a sua e depois prepare uma bem bacana, quem sabe para presentear no Dia dos Pais.

Materiais para fazer a sua luminária de pet Material:
  • 24 garrafas PET iguais 
  • 1 garrafão de água de 5 litros
  • tesoura, ferro de solda, estilete
  • caneta marcador de CD
  • alicate, chave de fenda 
  • pedaço de fio paralelo flexível, soquete e plugue 
Obs.: Importante que as garrafas e o garrafão sejam de cores diferentes para dar um contraste. 

Vamos começar pelas garrafas. No caso, optei pelas de água. Dê preferência às coloridas. Se elas forem de refrigerante, lave por dentro e escorra a água.
Faça um talho no meio das garrafas com o estilete e complete o corte usando tesoura.
Corte as garrafas coloridas de pet
Separe as partes, vamos usar somente a superior Corte todas as 24 garrafas desta forma. Para a luminária não vamos utilizar a parte de baixo das garrafas. Guarde para outro trabalho. 
Corte e retire as argolas dos lacres das garrafas. Retire o lacre das garrafas pet
Vamos filetar as garrafas pet
Com as partes superiores, faça um corte até o gargalo e repita exatamente do lado oposto.
Depois corte estas 2 partes ao meio e obtenha 4 tiras. Corte as 4 tiras ao meio e obtenha 8 tiras. Corte as 8 tiras ao meio e obtenha 16 tiras. Corte as 16 tiras ao meio e 8 obtenha 32 tiras finas.
Depois de tudo cortado, as garrafas deverão ficar desta forma, com 32 cortes, resultando em 32 tiras finas. Parte superior da garrafa toda filetada
Modele os filetes com calor Aproxime as garrafas cuidadosamente do fogo, primeiramente a base e depois as pontas, para que as tiras fiquem retorcidas.
Se preferir, esta etapa também pode ser feita com uma vela ou mergulhando as garrafas numa panela com água bem quente.
Depois de aquecidas no fogo, as garrafas deverão ficar dessa forma. Se preferir as tiras mais retorcidas, aproxime um pouco mais do fogo, mas cuidado pra não queimar e deixar o plástico escurecido. Repita com todas as 24 e reserve este material. Modele as tiras aleatoriamente
Corte o fundo do garrafao grande
Agora vamos trabalhar com a base da luminária, isto é, o garrafão de água.
Faça um corte com o estilete no fundo do garrafão, uns 2 dedos da base, e termine com a tesoura.
Cada garrafão é diferente do outro. Eu optei por um redondo, mas pode ser quadrado também.
Vamos começar a fazer a marcação. Use uma das garrafas cortadas como molde. Próximo do gargalo, faça um círculo, contornando com a caneta de marcar CD.
É importante que os círculos fiquem redondos e bem feitos.
Comece a marcar o garrafão
A primeira linha de marcas está pronta Faça a primeira fileira com 4 círculos, formando uma cruz, como mostra a imagem. 
Faça a segunda fileira de círculos, intercalando com a primeira. A segunda também deve ter 4 círculos. Calcule mais ou menos 2 dedos abaixo da primeira fileira. A segunda linha fica intercalada com a primeira
Continue intercalando as fileiras Siga desenhando as linhas, 4 círculos em cada uma, sempre intercalando com a linha anterior, como mostra a imagem. A numeração é apenas para facilitar o entendimento.
No final teremos 6 linhas, cada uma com 4 círculos, todos intercalados, formando um conjunto de 24 círculos.  No final teremos 24 círculos desenhados
Corte os círculos Vamos fazer buracos nas 24 marcações. Há 2 maneiras de fazer isso. Se optar pela tesoura, faça um corte com o estilete no círculo. 
Recorte o círculo com a tesoura, tomando cuidado para que fique bem redondo. Faça isso em todos os círculos. Termine os cortes com tesoura
Também pode-se cortar com ferro de solda Os furos também podem ser feitos com a segunda opção, que é o ferro de solda. Com o ferro de solda bem quente, faça os buracos, contornando em volta das marcações. Eu prefiro o ferro de solda, pois deixam as extremidades dos círculos mais resistentes. 
Depois que tiver recortado todos os furos, seu garrafão deverá ficar desta forma. Se preferir limpar a marcação da caneta de CD, faça-o com um pano umedecido no álcool, mas não há necessidade. Aqui está a base da luminária pronta
Atarrache as garrafas nos furos Comece a montar a luminária pelos furos próximos ao gargalo do garrafão e vá descendo. Introduza o gargalo da garrafa verde no furo e vá rosqueando no sentido horário. O gargalo se encaixa perfeitamente. Force até chegar no limite do gargalo da garrafa (seta vermelha). 
Continue colocando as garrafas nos furos até o final. Não há necessidade de colar, pois as garrafas entram perfeitamente nos furos e ficam firmes. Siga atarrachando as garrafas nos furos
Você pode colocar o bocal por fora da luminária Monte o soquete no fio. O soquete poderá ser introduzido no gargalo do garrafão por dentro ou por fora. Se optar por fora, passe bastante cola quente em volta do soquete. 
Introduza o soquete com cola no gargalo do garrafão, pressione bem e espere secar bem. Introduza o bocal no gargalo
Aqui está a luminária de garrafa pet pronta para decorar Sua luminária está pronta. Veja que original e diferente!! 

Importante: Utilize apenas lâmpadas frias, pois como elas não esquentam, não derretem o plástico.
Dica: Experimente também lâmpadas coloridas, elas dão um efeito muito sofisticado ao ambiente.

E então? Não é uma alternativa interessante para decorar sua casa com um gasto bem pequeno?
Esse é o lado mais bacana da reciclagem, quando realmente transformamos o que iria para o lixo em algo com utilidade e beleza para nossas casas.
Já sabem pessoal, se tiverem dúvidas, escrevam.

Claudio Belmudes, colunista de reciclagem na Vila do Artesão Sou Claudio Belmudes, colunista de reciclagem para a Vila do Artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se todos a vontade para tecerem qualquer comentário.

twitter facebook orkut

Seja otimista. Se parece haver uma nuvem negra sobre a sua vida, olhe pelo lado bom, pode ser sinal de que vai chover na sua horta.